Se você tem um site para o qual está tentando aumentar o tráfego, seja um hotel , restaurante ou qualquer outro tipo de negócio, você deve fazer o teste A/B. Idealmente, o web designer deve iniciar o teste de divisão assim que o site for lançado, pois são eles que projetaram o site e têm todos os arquivos de origem à mão.
Mesmo que o proprietário ache que o site está funcionando bem o suficiente, a referência de desempenho “bom” pode ser aumentada ainda mais usando testes A/B. Apenas tenha em mente que o teste A/B requer um fluxo de tráfego estabelecido porque você precisa que as pessoas que visitam seu site possam fazer testes A/B de páginas da web. Por que é ideal que o designer o faça na fase de lançamento?
Porque é muito mais fácil manter o site como um trabalho em andamento após o lançamento, não apenas visual e estruturalmente, mas em termos de seus objetivos. É infinitamente mais difícil para um terceiro aparecer mais tarde e mudar as coisas e, em muitos casos, você não gostaria que eles o fizessem. Esse site é sua criação!
Fazer o teste de divisão você mesmo, como designer, também lhe dá uma sensação do mundo real de quais elementos funcionarão e quais não funcionarão. Ele adiciona uma dimensão extra ao seu senso de estética, removendo as suposições em que você necessariamente se envolve durante a fase de design. Você não está mais fazendo o que acha que vai gerar conversões, mas implementando o que sabe produz resultados mensuráveis.
E esse conhecimento por si só aumentará o valor que você agrega aos seus projetos futuros.
Configurando um teste A/B com o Otimizador de website do Google
O Otimizador de website do Google é uma plataforma de teste A/B e teste multivariado que permite que você veja facilmente os efeitos que as alterações nos elementos da página têm na taxa de conversão do seu site. É uma plataforma gratuita e robusta e fácil de usar. Uma das principais vantagens, porém, é que você pode usar o Otimizador de website do Google com URLs de páginas da web existentes (por exemplo,
seudominio.com); alguns outros aplicativos de teste de divisão exigem que você use um URL personalizado (por exemplo, seudominio.com/tracking.php), o que torna muito difícil fazer o teste de divisão de tráfego de site não pago, como tráfego de SEO, tráfego de referência ou tráfego direto. O Otimizador de website do Google oferece páginas diferentes para usuários diferentes, com centenas de variações possíveis.
Em nossa experiência, o uso da ferramenta de otimização de sites não afeta suas classificações e não causa problemas de conteúdo duplicado. Este é o processo para configurar um teste A/B com o Otimizador de website do Google: Identifique a página ou as páginas que você deseja testar (geralmente a página inicial ou as páginas que recebem muito tráfego). Defina qual elemento você deseja testar.
No teste A/B, você testará apenas um elemento de cada vez. Os elementos comumente testados são o título, o subtítulo, o parágrafo de abertura, a imagem, o call to action e o botão de envio (aparência e/ou posicionamento). Adicione tags à página original, à página de variação e às páginas de conversão para permitir o rastreamento.
Insira os URLs do site que você está testando no Otimizador de website do Google. Visualize como as páginas ficarão antes de enviá-las ao vivo. O Otimizador de website do Google alternará a página exibida para cada visitante para que a primeira pessoa veja a versão 1, a segunda veja a versão 2, a terceira veja a versão 1 e assim por diante.
Você pode acessar os resultados e relatórios de várias estatísticas no Otimizador de website do Google para ver qual variante é a mais eficaz.