No teste A/B do site ( também conhecido como teste A/B ), um aplicativo de software divide o tráfego entre duas ou mais variantes da mesma página da Web, medindo se há diferença na eficácia dessa página para atingir os objetivos do site. Toda vez que um visitante realiza a ação desejada em um site, como fazer uma compra ou enviar um formulário, isso é chamado de conversão .
Em sua essência, o teste de divisão, juntamente com os dados que ele fornece, é usado para determinar a versão de uma página que converte melhor. Se você tem um site e é psiquiatra, saiba que você consegue realizar uma boa campanha de marketing utilizando o teste AB, dessa forma você consegue divulgar para seus pacientes dicas e formas de como agendar uma consulta.
Praticamente todos os aspectos de um site podem ser testados separadamente. O teste de divisão envolve um único elemento de uma página sendo alterado de uma só vez. Um tipo diferente de teste de divisão às vezes é usado para obter melhorias mais rápidas com um número menor de testes; testes multivariados.
Nesse tipo de teste, várias variáveis são alteradas em uma única página da web. Assim, em vez de ter várias versões da mesma página, o teste multivariado gira diferentes elementos na mesma página, por exemplo, o título, a frase de chamariz, a imagem e o parágrafo de abertura. Tanto o teste multivariado quanto o teste de divisão têm suas vantagens.
A vantagem do teste multivariado é que você pode encontrar a combinação ideal de elementos do site em um curto espaço de tempo e obter melhorias significativas no desempenho do site; a desvantagem é que é preciso uma quantidade considerável de tráfego para obter resultados precisos. Para a maioria dos sites, o teste A/B será o método ideal para melhorar a taxa de conversão de um site ao longo do tempo.
Por que devo fazer testes A/B no meu site?
O teste de divisão é o que separa os web designers de elite do resto, porque fornece a eles o conhecimento de qual combinação de elementos do site produzirá os melhores resultados para o cliente e eles podem exigir uma taxa mais alta como resultado.
Ele também pode atingir esses objetivos (dependendo da configuração do site) a um custo por ação (CPA) menor do que os sites concorrentes no mesmo nicho. Em alguns mercados online ultracompetitivos (empréstimos à habitação, seguros, alojamento, SEO, encontros online, etc.), o teste de divisão é a única forma de garantir que será ouvido acima do ruído da concorrência. O teste de divisão também ajuda a garantir que, quando se trata de publicidade, você está maximizando cada dólar.
Se o seu site dobrar sua taxa de conversão de 1% para 2% usando técnicas de teste A/B, você acabou de dobrar sua receita usando o mesmo orçamento de marketing. Você poderá gastar mais na publicidade do seu site e obter um melhor retorno sobre o investimento (ROI) de cada dólar gasto. Parece que você seria louco não, não é?
Torna-se ainda mais emocionante quando você começa a examinar os números. Muitos sites não testados têm taxas de conversão que giram em torno de 0,25%. Isso significa que são necessários 400 visitantes para obter uma venda.
Com o teste A/B, você não precisa aumentar o número de visitantes, apenas a taxa de conversão. Muitas histórias de sucesso falam de taxas de conversão acima de 10%. Isso seria o equivalente a um aumento de 40 vezes nos visitantes, de repente dando a você 40 vendas ou leads de vendas de 400 visitantes, em vez de 1.