Como você conduz testes de UX? Aqui estão cinco maneiras principais de testar a experiência do usuário em seu site.
1. Teste de usuário moderado
Com o teste de usuário moderado, você tem um grupo de participantes usando seu site e um moderador presente para orientar uma discussão sobre como eles experimentam seu site. Funciona como um grupo de discussão onde o moderador responde a perguntas e tenta orientar os participantes à medida que navegam pelo site. Prós : Ajuda você a ver áreas de confusão e melhorá-las, permite que você obtenha informações em primeira mão sobre seu site Contras : As respostas podem não ser totalmente autênticas por causa do moderador, a conversa pode se tornar tendenciosa se o moderador não for totalmente objetivo
2. Teste de usuário não moderado
Outra opção para fazer testes de experiência do usuário para sites é o teste de usuário não moderado. Com essa opção, os participantes trabalham em cenários e tarefas por conta própria: isso normalmente ocorre em um ambiente remoto como sua casa. Eles podem seguir as etapas fornecidas e relatar sua experiência.
Prós : Respostas mais autênticas porque são por conta própria, não são influenciadas pelas opiniões de outros participantes. Contras : Pode não saber navegar pelas etapas sem orientação, difícil acompanhar as respostas em tempo real.
3. Classificação de cartões
Com a classificação de cartões, você pode entender melhor como os usuários encontram informações em seu site. São cartões digitais ou físicos que contêm diferentes componentes do seu site, como “Roupas”, “Botas Femininas” ou “Joias”. Os usuários pegam esses cartões e os agrupam com base no que faz sentido para eles. Isso ajuda você a entrar na mente do seu público e como eles agrupam produtos e tópicos.
Este teste de experiência do usuário permite que você analise como os usuários navegam em seu site, para que você possa ajudá-los a encontrar informações mais rapidamente. Essa estratégia ajuda você a trocar os cartões para criar uma navegação lógica para o seu público.
Então, se esta era a sua empresa, você pode ter pensado que era melhor colocar todos os seus sapatos em uma categoria para sua navegação.
Ao usar a classificação de cartões, você descobre que as pessoas realmente colocam tênis de corrida com roupas esportivas e sapatos sociais com roupas formais. Esse insight seria valioso para sua empresa porque ajudaria você a ver como seu público espera que as coisas sejam agrupadas em sua navegação e arquitetura do site, em vez do que você acha que seu público espera. Prós : Ajuda você a adaptar seu site para se adequar à maneira como os usuários navegam pelo site Contras : Limitado à avaliação da arquitetura do site
4. Pesquisa/pesquisa
Outra ótima maneira de realizar testes de experiência do usuário para sites é criar uma enquete ou pesquisa. Enquetes e pesquisas permitem que você pergunte diretamente às pessoas sobre sua experiência e obtenha feedback imediato. É uma ótima maneira de coletar uma grande amostra de dados de respostas para ajudar você a ver o que não está funcionando com seu site.
Prós : Obtenha uma abundância de dados, pode se concentrar em aspectos específicos do seu site Contras : Obter respostas do seu público pode ser difícil, pode não levar a pesquisa a sério
5. Teste A/B
O teste A/B é um dos tipos mais comuns de testes que as empresas fazem para analisar seu site. O teste A/B permite que você teste duas versões diferentes do mesmo elemento em seu site. Ele permite que você veja qual elemento oferece uma melhor experiência.
Por exemplo, a Lush pode testar seu botão CTA para ver se o botão branco funciona melhor do que um botão amarelo ou um botão de outra cor.
Esse teste de comparação permitiria que eles vissem o impacto da alteração da cor do botão em termos de ganhos de cliques e conversões. Prós : Permite comparar para ver melhorias, só pode exigir pequenas e fáceis alterações para melhorar a experiência Contras : Só pode testar um elemento de cada vez para obter resultados precisos (demorado), concentra-se principalmente na estética.