1. Planejador de palavras-chave do Google
Uma parte importante do processo de SEO envolve pesquisar e otimizar palavras-chave relevantes. Uma das melhores ferramentas do Google para ajudar no processo de pesquisa de palavras-chave é o Google Keyword Planner , que vai te ajudar a encontrar palavras-chave ideais para segmentar. Para acessar o Planejador de palavras-chave, primeiro você precisa ter uma conta do Google Ads. A partir daí, você pode encontrar o Planejador de palavras-chave na seção “Planejamento”.
Então você pode começar a usá-lo para gerar listas de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Além de usar o Planejador de palavras-chave para ajudar no seu SEO, você pode usá-lo para encontrar palavras-chave para fazer lances em suas campanhas de PPC.
2. Google Trends
Todas as ferramentas desta lista até agora exigiram que você criasse algum tipo de conta, mas para essas três últimas, tudo o que você precisa fazer é visitar um site. O primeiro deles é o Google Trends , outra ferramenta gratuita do Google que pode ajudar na pesquisa de palavras-chave. O principal recurso que torna o Google Trends tão valioso é que ele permite que você veja quais palavras-chave estão direcionando o tráfego.
O Google Trends é uma ferramenta valiosa para entender as tendências de pesquisa online e direcionar estratégias de conteúdo de maneira eficaz. Ao analisar o comportamento de pesquisa dos usuários, é possível identificar temas emergentes e ajustar as estratégias de marketing de acordo.
Por exemplo, se observarmos um aumento nas buscas por métodos inovadores de limpeza de sofá, isso indica uma oportunidade para criar conteúdo relevante e atender à demanda atual do público. Integrar essas tendências em campanhas de marketing não apenas aumenta a visibilidade online, mas também demonstra uma capacidade ágil de resposta às necessidades dos consumidores.
Portanto, o Google Trends não é apenas uma ferramenta de análise, mas um aliado estratégico na criação de conteúdo que se destaca e ressoa com a audiência em constante evolução.
3. Insights de velocidade de página do Google
Você sabia que 83% dos usuários online esperam que as páginas da web sejam carregadas em três segundos ou menos? Se o seu site demorar mais do que isso para carregar, você provavelmente terá muitos usuários pressionando o botão “voltar”, o que significa que você está perdendo tráfego valioso. Para ver quais são as velocidades de carregamento da sua página , você pode usar a ferramenta PageSpeed Insights do Google. Quando você envia uma URL, o PageSpeed Insights classifica os tempos de carregamento dessa página em uma escala de um a 100. Em seguida, oferece sugestões de como melhorar sua pontuação.
4. Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google A última ferramenta gratuita do Google em nossa lista é o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google , que ajuda você a ver como seu site é compatível com dispositivos móveis. Como mais de 50% de todo o tráfego da Internet vem de dispositivos móveis, ter um site compatível com dispositivos móveis é essencial. Quando você insere um URL no teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google, o Google fornece uma avaliação geral de como o site é compatível com dispositivos móveis, juntamente com quaisquer erros específicos encontrados no teste. Você pode então pegar suas recomendações e usá-las para melhorar a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site .