Os projetos dependem de pessoas tomando ações para levar o projeto adiante.
- O cliente pode precisar fornecer imagens, texto, respostas e aprovações de tarefas
- O desenvolvedor pode precisar aprender sobre uma nova tecnologia da Web ou criar uma biblioteca JavaScript para recursos personalizados do site
- O designer pode precisar criar wireframes do site
Quando alguém não faz o que deveria fazer no prazo, isso pode afetar outras tarefas do projeto, fazendo com que todo o projeto fique paralisado. Queremos evitar isso.
O mais rápido possível, queremos concluir o projeto, fazer com que o cliente se beneficie do que construímos e receber o pagamento. Um gargalo regular do projeto de web design é quando o designer ou desenvolvedor está esperando que o cliente forneça certas coisas para que seu trabalho continue.
Normalmente, os clientes ficam muito animados para iniciar o projeto na reunião de lançamento.
São semanas após a reunião que as coisas tendem a desacelerar ou até parar. Por quê? O cliente não entendeu o que precisava fazer?
Normalmente não. Os clientes ficam ocupados e o dia deles é preenchido rapidamente, assim como o nosso. Uma situação semelhante é quando você está trabalhando com um subcontratado que não age no prazo.
Ninguém quer se atrasar, mas acontece.
O que já tentamos antes?
Na minha empresa, tentamos várias coisas para tentar resolver o problema de projetos parados por falta de ação. Essas coisas não funcionaram bem por si só:
- Adicionando uma cláusula sobre compromisso/responsabilidade aos nossos contratos de projeto padrão. Isso geralmente serve apenas para “assustar” novos clientes, mas não os motiva realmente a agir.
- Lembretes de e-mails e telefonemas. Leva tempo para se lembrar de lembrar outras pessoas. Além disso, não é apenas uma ligação ou e-mail que as pessoas gostam de receber ou enviar.
- Aguardando ação. Esperar que o cliente forneça o que você precisa sem estar em sincronia com quando isso aconteceria, descobrimos, não funciona.
Maior responsabilidade
Uma coisa é concordar verbalmente em fazer algo em alguma data , mas ter seu nome em uma tarefa com um prazo claro com o qual você concordou é completamente diferente, motiva tremendamente as pessoas a realizar a tarefa.
Todo mundo quer salvar a cara e ficar bem. Podemos muito bem trabalhar com a natureza humana em vez de contra ela.
Melhore as reuniões do cliente
Ter uma reunião inicial que passa pelo Action Register deixa você e seu cliente em sincronia desde o início.
Leia sobre como iniciar bem seus projetos de desenvolvimento web se quiser saber mais sobre reuniões iniciais. Venha para sua reunião inicial com as tarefas do Registro de Ações preenchidas o máximo que puder. Se você e o cliente já concordaram com uma data de conclusão prevista para o projeto, faça uma tarefa para “Lançamento” ou qualquer que seja a tarefa final e atribua essa data. Em seguida, volte atrás nas tarefas necessárias para levar o projeto a esse ponto.
Fazer isso com o cliente não apenas mostrará a ele que você se preocupa com o sucesso do projeto e em atendê-lo bem, mas se ele fizer parte desse processo, será mais provável que ele compre o plano de produção do site e se aproprie do as tarefas que eles precisam cumprir para concluir o projeto. Através deste processo simples, você pode perceber que existem algumas outras tarefas que devem ser feitas para realmente concluir o projeto. Agora é o melhor momento para identificar essas tarefas e atribuí-las a quem deve realizá-las.