Cerca de alguns anos atrás, me pediram para redesenhar uma página de relatórios de transações financeiras.
Quando a página de relatórios foi originalmente construída, o que foi anos atrás, tudo cabia em apenas uma tela.
Mas com o passar do tempo, novos recursos e seções foram adicionados à página de relatórios. Quando revisei, tinha 5-6 telas de profundidade.
A página de relatórios tinha tudo, mas era muito difícil de usar.
O desafio era retrabalhá-lo de forma que se tornasse útil novamente, sem sacrificar nenhum novo recurso.
Para entender melhor o problema, propus começar com uma atividade fechada de classificação de cartões . Pegamos todos os rótulos de todos os campos de dados da página e os colocamos em cartões.
Então criamos 4 categorias . Cada participante poderia classificar os cartões em uma dessas categorias.
Estas foram as categorias que fizemos:
- “Eu uso isso o tempo todo”
- “Eu uso às vezes”
- “Nunca usei”
- “Não faço ideia do que seja”
A categoria “Eu não tenho ideia do que é” foi adicionada como uma categoria “apenas no caso”.
No entanto, ficamos bastante surpresos ao descobrir que havia alguns cartões na categoria “não tenho ideia do que é” depois que duas equipes de engenheiros de suporte participaram do exercício.
Esses membros da equipe trabalhavam com a página de relatórios diariamente, então presumivelmente eles tinham a melhor compreensão dela. No entanto, eles não sabiam para que serviam alguns dos itens.
Se você já trabalhou no negócio de software corporativo, sabe que novos recursos são adicionados constantemente, mas os antigos raramente são retirados. Portanto, mesmo que houvesse alguns itens irreconhecíveis para seus usuários regulares, não poderíamos removê-los porque eles serviam a algum propósito.
Mas agora, tendo uma melhor compreensão de quais itens foram mais usados por causa da atividade de classificação de cartões, podemos reconstruir a página ordenando os elementos por prioridade, começando com o mais importante no topo e depois acrescentando as seções menos conhecidas em o fundo.
Tipos de classificação de cartões
Agora que compartilhei alguns dos benefícios que obtive com minha experiência com a classificação de cartões, talvez você esteja pensando em usá-la em projetos futuros que envolvam a organização das coisas.
Um dos primeiros passos que você precisará sair do caminho é determinar que tipo de classificação de cartões você fará.
Existem dois tipos principais de classificação de cartões.
Classificação de cartões abertos
Na classificação aberta de cartões, cada participante recebe uma pilha de cartões. O participante é então solicitado a agrupar esses cartões da maneira que desejar. Em seguida, eles fazem rótulos para os grupos que criaram.
Classificação de cartões fechados
Na classificação fechada de cartões, os pesquisadores criam os rótulos para os grupos. Os participantes recebem uma pilha de cartões e são solicitados a colocar cada cartão em um grupo.
Quando usar a classificação aberta de cartões
Se você está iniciando um novo projeto e tem muitas coisas para trabalhar, considere fazer uma classificação aberta de cartões.
Dessa forma, você não introduzirá seus próprios preconceitos no agrupamento de itens e verá as informações organizadas da perspectiva de outras pessoas.
Além disso, a classificação aberta de cartões também ajuda a obter ideias para nomes de categorias.
Desvantagem da classificação aberta de cartões
A desvantagem da classificação aberta de cartões é que pode haver tantas combinações de categorias quantos participantes, porque os participantes têm a tarefa de criar o próprio sistema de agrupamento.
Para cada participante, pode haver variações no número de grupos criados, bem como quais são os rótulos de cada grupo.
Portanto, na classificação aberta de cartões, visualizar e entender os resultados geralmente exige muito esforço. Por exemplo, se você realizar a classificação aberta de cartões, poderá ver vários rótulos que significam coisas idênticas ou semelhantes, como “Suporte ao cliente”, “Ajuda”, “Suporte” etc. Você também poderá ver um participante com apenas 2 grupos de cartões , enquanto outros têm 5 grupos de cartões.
A variabilidade dos resultados é muitas vezes a razão pela qual muitos pesquisadores de usabilidade ignoram a classificação de cartões abertos.
Quando usar a classificação fechada de cartões
Se você já sabe em quais categorias deseja classificar os itens, a classificação fechada de cartões é a escolha óbvia.
Além disso, a classificação fechada de cartões elimina o fardo de os participantes terem que criar seus próprios rótulos de grupo, o que simplifica a atividade para eles.
Desvantagem da classificação fechada de cartões
O uso de rótulos de grupo pré-determinados fornece menos informações porque as escolhas dos participantes são limitadas pelos rótulos de categoria que você cria. Isso, por sua vez, limita a chance de você ver abordagens alternativas para a categorização de seus itens.
Usando tanto a classificação aberta de cartões quanto a classificação fechada de cartões
Uma estratégia de teste em potencial é primeiro fazer uma classificação de cartão aberto para ajudá-lo a determinar os nomes das categorias para cada grupo de conteúdo e entender as diferentes maneiras pelas quais as pessoas podem agrupar os itens.
Então, depois de analisar os resultados, você pode realizar a classificação fechada de cartões para validar a interpretação dos resultados.