A cor é uma das partes mais influentes do seu negócio, mesmo que não pareça.
Isso não apenas afeta a maneira como as pessoas percebem sua marca, mas também afeta seus resultados. Seus clientes tomam certas decisões sobre a compra (ou não) de seus produtos com base em seus esquemas de cores.
No entanto, isso mostra que você deve pensar mais em esquemas de cores do que o que parece bom. Quando você usa os esquemas de cores certos, pode ter um grande impacto na maneira como os clientes interagem com seu site.
Essas interações podem levar a mais vendas e mais receita.
Neste post, falarei sobre alguns desses elementos e como você pode usá-los para tomar a melhor decisão criativa para sua loja de comércio eletrônico. Mais tarde, mostrarei os melhores recursos para ajudá-lo a aprender mais sobre como criar um ótimo site.
Escolha cores para sua marca, não apenas para sua loja
Muitos empreendedores esquecem que escolher cores é uma escolha de marca. Se você não tem marca, é impossível tomar a decisão certa quando se trata de elementos visuais.
Sua loja de comércio eletrônico não é exceção. O esquema de cores deve ser consistente em todos os seus ativos de negócios. Estou falando de mídias sociais, cartões de visita, gráficos de blog, etc.
Equipes esportivas profissionais fazem isso muito bem. Por exemplo, o Los Angeles Lakers tem seus uniformes clássicos roxos e dourados que são instantaneamente reconhecíveis. Eles usam essas cores em mercadorias, postagens de mídia social, anúncios, uniformes e muito mais.
Não basta escolher algumas cores que você acha bonitas e ir com ele. Primeiro você precisa ter clareza sobre sua marca. Quando você tiver isso, será muito mais fácil relacioná-lo visualmente com o mundo.
Use as instruções a seguir para ajudá-lo a obter clareza sobre como a identidade da sua marca pode ser representada por cores:
- Em uma frase, expresse quem você é, o que você faz e para quem você faz.
- Pense em uma palavra que descreva seu cliente ideal.
- Que tal uma palavra que descreva sua marca?
- Como você quer que as pessoas se sintam sobre o seu negócio?
Aplique a psicologia das cores
Nos exercícios acima, dou muita ênfase aos sentimentos.
Isso porque a maneira como um cliente em potencial está se sentindo influencia sua tomada de decisão de compra. Por exemplo, se uma pessoa que entra em uma loja está de mau humor, o vendedor precisa fazer mais para conseguir a venda. No entanto, se a pessoa estiver de bom humor, é mais provável que compre um produto.
É aí que entra a psicologia das cores. A cor certa pode ajudar a melhorar a mentalidade de um cliente e estimular seus sentimentos antes que qualquer conversa de vendas aconteça.
Considere sua indústria e seus produtos
Há um conjunto de esquemas de cores que são inatos à maioria das indústrias.
Por exemplo, preto, ouro e prata são usados com destaque na indústria automobilística de luxo. Isso porque eles evocam sentimentos de refinamento, riqueza e status.
use o padrão de uso de cores certo
Tudo – desde o seu setor até as especificidades das pessoas que você atende – tem um papel a desempenhar nas decisões de cores.
É por isso que não existe uma solução única para a questão da cor. Embora possa ser difícil considerar todas as opções de cores, há uma solução simples: use um padrão de cores que seja visualmente atraente.
É surpreendentemente simples, mas é verdade. Não há solução monolítica de cores para todos os setores, emoções e grupos demográficos. Trata-se de encontrar uma combinação de cores e tons complementares que lhe darão um esquema de cores único.
Fazer isso garante que você não isole nenhuma parte de sua base de clientes por ser imprudente ao seu condicionamento social. Mas o fator decisivo dominante deve ser o que tem mais apelo visual.