Especialmente no marketing online B2B, inúmeras tendências estão acontecendo. Muitas vezes não é fácil distinguir entre um hype de curta duração e uma tendência voltada para o futuro. Nosso documento anual de tendências fornece informações regulares sobre tendências que merecem uma análise mais detalhada.
Qualquer um que esteja familiarizado com o mercado em rápida evolução do marketing on-line B2B sabe que há uma dúzia de tendências aqui também. Muitas vezes não é fácil descobrir qual tendência é relevante para o setor e sua própria empresa B2B. Damos uma olhada no futuro para você e dizemos quais tendências você deve se lembrar em 2018.
Tendência 1: Influenciador
A confiança e a fidelidade nas marcas B2B podem ser aumentadas: Para isso, utiliza-se o uso estratégico de multiplicadores, depoimentos e influenciadores. O objetivo é conquistar as pessoas para a sua própria marca B2B. Idealmente, eles compartilham os mesmos valores e entusiasmo pela empresa e seus produtos. Influenciadores autênticos e confiáveis também são adequados para isso em B2B.
Prognóstico: Os influenciadores podem aumentar a confiança em uma marca, mas também podem enfraquecê-la. O que já faz sucesso no B2C também funciona no B2B. Porque depositamos maior confiança nas recomendações de outras pessoas. As empresas B2B também devem aproveitar isso e contar com influenciadores.
Tendência 2: transmissão
A comunicação visual também está se tornando cada vez mais importante no ambiente B2B. Tópicos, produtos e soluções particularmente complexos que exigem explicação devem ser preparados e comunicados de uma maneira nova e compreensível. Usar vídeos ao vivo é a maneira mais direta de se comunicar com o grupo-alvo no marketing online B2B.
Previsão: Streaming é ideal para empresas B2B. Principalmente se a empresa já conta com vídeos e marketing de conteúdo. Mas mesmo os iniciantes têm inúmeras oportunidades de começar com vídeos ao vivo.
Tendência 3: Integração
Ou melhor: o networking de vendas, conteúdo de marketing e campanhas online B2B. Portanto, é mais do que tempo que o modo de pensar ultrapassado tenha que dar lugar ao novo modo de pensar e agir integrador entre marketing e vendas. Afinal, os melhores resultados são alcançados quando todos os departamentos se sentam em torno da mesma mesa.
Prognóstico: As empresas que promovem a integração de vendas e marketing acabarão por se beneficiar muito do mercado-alvo e do marketing online B2B orientado para o grupo-alvo.
Tendência 4: Emoção
No B2B, também, as decisões de compra são amplamente baseadas em emoções. Porque uma conexão emocional com os produtos surge automaticamente através do trato diário com eles. E, de fato, faz sentido incluir emoções. Afinal, o objetivo é inspirar entusiasmo por sua própria marca, seus produtos e por você mesmo como empregador.
Prognóstico: as marcas B2B também são emocionais. Abordagens e estratégias criativas são necessárias para resolver isso. Eles contêm um potencial muito alto para comunicação on-line e campanhas de mídia cruzada.
Trend 5: E-Commerce
As necessidades dos clientes estão sujeitas a mudanças constantes no comércio eletrônico. Assim, as vendas devem ser realinhadas e otimizadas repetidamente com as estratégias de e-commerce.
Prognóstico: Em princípio, todos os produtos podem ser oferecidos online. Independentemente de serem produtos pré-configurados ou livremente selecionáveis, consumíveis ou bens de capital. Assim, o e-commerce tem potencial de vendas de alto a muito alto – mas a indústria é decisiva aqui.
Perspectivas: Tendências como e-commerce, marketing de influenciadores e streaming se tornarão importantes em 2018. Além dessas tendências, outros tópicos também se tornarão importantes. O futuro em B2B provavelmente enfrenta o maior desafio com a pesquisa baseada em linguagem. A segmentação também desempenhará um papel cada vez mais importante. Com novas tecnologias e métodos, surgem possibilidades até então inimagináveis de uma abordagem homogênea do cliente na web.
E muita coisa também vai mudar no atendimento. Os clientes também querem receber informações e ajuda por meio de plataformas de mídia social. Isso será transferido para o B2B. Com WhatsApp ou Snapchat, novas formas de diálogo estão surgindo aqui.
Big data é e continuará sendo um tópico dominante. Isso inclui conceitos, processos e bancos de dados de CRM bem mantidos.
E, finalmente, o tema da visualização se tornará cada vez mais importante. A tendência se afastará do texto simples. No futuro, os profissionais de marketing terão que confiar mais em imagens, ilustrações e vídeos na comunicação. Um obstáculo, mas ao mesmo tempo uma grande oportunidade para B2Bs.
Conclusão
As tendências B2B vêm e vão. Mantenha os olhos e ouvidos abertos e experimente qual tendência combina com você. Atreva-se a trilhar caminhos desconhecidos. A transmissão ao vivo e as emoções também têm um grande potencial para o seu marketing online em B2B. E pense no futuro: a importância do e-commerce só vai aumentar. E: Você já deve estar cuidando de uma melhor conexão entre marketing e vendas