Uma vez que a maioria dos clientes passa mais tempo na internet, este meio se tornou o principal canal de vendas em alguns nichos. Estudos mostram que mais da metade dos clientes se familiarizam com as informações na Internet antes de fazer uma compra em mecanismos de busca e redes sociais. A Internet hoje é o ponto de partida para a seleção de bens e serviços. Assim, uma empresa que deseja ter mais opções de vender precisa estar presente no ambiente virtual.
Quais as principais estratégias de marketing digital para vidraçaria?
São elas:
- Site
- SEO
- Anúncios no Google
- Redes Sociais
- E-mail Marketing
Site Bem Feito
Primeiro de tudo, você precisa de um site bem navegável com um design simples e amigável que tenha bom desempenho nos mecanismos de busca, o que é um dos objetivos mais importantes do marketing digital de uma vidraçaria. Para isso, ele deve ser bem estruturado, programado para buscar as palavras-chave de seu negócio, para que possa ser encontrado por aqueles que estão procurando informações sobre o mercado de vidro na Internet, por exemplo: porta de vidro blindex.
Também é importante que o site seja responsivo, ou seja, que o tamanho da tela se adapte aos dispositivos móveis (telefones celulares, tablets) para que depois que o visitante a abra em seu telefone celular, não precisem aumentar o tamanho da tela. O Google também prioriza os sites sensíveis. Os questionários ocupam um lugar importante não só na página de contato, mas também de vários pontos de vista estratégicos, a fim de contatar seu potencial comprador de várias maneiras. O grande objetivo é capturar os contatos das pessoas que entram no local para que você possa transformá-los em consumidores.
SEO (Busca Orgânica)
Conseguir que um site apareça na primeira página do Google é uma das conquistas mais cobiçadas. Afinal, a maioria dos internautas não consegue passar da primeira página de resultados uma vez que tenham pesquisado algo. Primeiro de tudo, quando falamos em melhorar os sites, trata-se de entender quais são as possibilidades disponíveis para você aparecer na primeira página dos resultados de busca do Google. Há duas maneiras de aumentar as possibilidades de seu website aparecer: anúncios pagos, usando anúncios do Google, que colocarão os anúncios no Google para você, ou organicamente, usando técnicas de melhoria dos mecanismos de busca. search (SEO).
Uma das principais táticas para se conseguir um resultado orgânico é produzir conteúdo informativo nos blogs do site, por exemplo falando sobre assuntos de vidraçaria. A conhecida técnica como marketing de conteúdo se alinha com a nova maneira de consumir informações ao consumidor, e a publicidade clássica perde cada vez mais espaço quando aplicada sozinha. Ao contrário da mala direta, o marketing de conteúdo visa fornecer informações valiosas para o público. O marketing de conteúdo não é sobre sua organização, mas sobre o que os consumidores em potencial precisam e buscam informações na Internet.
A divulgação é feita indiretamente, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário dos anúncios agressivos, o objetivo é atrair o público de uma forma sutil, trazendo-os ao seu negócio sempre que eles quiserem, sendo assim receptivos ao recebimento de sua mensagem. Com o marketing de conteúdo, você aumenta sua rede de contatos criando conteúdo significativo, envolve esse público e cria uma percepção positiva de sua marca, gerando assim mais negócios.
Anúncios no Google
A geração de tráfego de busca orgânica consistente é sem dúvida a melhor maneira de levar novos visitantes ao seu site repetidamente. Mas este processo leva tempo. Portanto, para um proprietário de uma vidraçaria que deseja expandir rapidamente seus negócios, o Google Ads é uma boa escolha. Com os anúncios, você pode obter resultados mais rápidos porque com os Anúncios do Google, sua empresa aparece na primeira página quando as pessoas buscam informações, produtos ou serviços. Isto é muito importante porque a maioria dos usuários da Internet não vai além da primeira página de resultados depois de pesquisar por algo.
A tática é levar suas informações a este cliente de uma maneira simples, porque o Google prioriza os resultados da busca desejada para anúncios pagos e o link para o site da organização estará no topo da página de listagem, mesmo antes dos resultados orgânicos. Algumas palavras-chave precisam ser pesquisadas e definidas de uma forma que seja importante para sua empresa, proporcionando uma taxa de conversão maior do que a da concorrência. Os anúncios do Google também permitem rastrear a taxa de conversão das palavras-chave escolhidas para cada campanha, permitindo que você faça os ajustes necessários em suas táticas de marketing digital.
Redes Sociais
Estar presente de forma profissional e eficaz nas redes sociais não é uma escolha no momento, mas uma necessidade para organizações cujo objetivo é atrair e reter novos consumidores para seus negócios, através destes canais sua empresa pode desenvolver uma interação duradoura com seus consumidores, fornecer seus serviços, enviar comunicações e aumentar a visibilidade de seu negócio. A mídia social tem o potencial de trazer vários benefícios para uma empresa. Portanto, é essencial tirar sempre boas fotografias de suas obras ou produtos e transmitir informações sobre os diferentes tipos de vidro, hardware e regras de estabilidade. O raciocínio supera a credibilidade.
E-mail Marketing
Uma maneira de se comunicar com esses contatos é através de e-mail marketing. Nem todos os seus clientes em potencial se apegam às mídias sociais ou são leitores ávidos de blogs, mas fundamentalmente todos eles usam o e-mail de uma forma comum. Portanto, este instrumento não deve ser esquecido. Quando falamos de B2B, a correspondência eletrônica ainda é o canal de comunicação mais rápido e eficaz para receber e transmitir dados. Além disso, o retorno do investimento em e-mail marketing é o dobro da média para todos os outros esforços de publicidade on-line.