Cerca de 75% dos visitantes usam o design de um site para julgar sua credibilidade. Parecer confiável e profissional é crucial para as empresas de comércio eletrônico, pois os usuários não fornecerão suas informações de pagamento a um site em que não confiam. Portanto, o design do seu site é essencial para que os usuários passem tempo em seu site e convertam .
Confira essas dicas de design do BigCommerce abaixo para saber como criar um site de comércio eletrônico vencedor com o BigCommerce.
1. Mantenha seu design simples e organizado
Os melhores designs de sites de comércio eletrônico tendem a ser simples e polidos. Evite encher demais suas páginas com conteúdo e use espaços em branco para separar os elementos. Procure tornar suas páginas escaneáveis.
Os visitantes devem ser capazes de determinar sobre o que é sua página olhando rapidamente para ela. Manter o design do seu site BigCommerce simples e organizado tornará seu site mais fácil de visualizar e navegar. Neste exemplo da Clarks, você pode ver como o design inclui uma imagem central e uma abundância de espaço em branco ao redor para manter o design limpo e organizado.
2. Torne seu design responsivo
Cerca de 90% dos usuários fizeram uma compra em seu smartphone, portanto, é essencial garantir que seu site tenha uma boa aparência em dispositivos móveis. A melhor maneira de realizar essa tarefa é com design responsivo . O design responsivo permite que seu site se ajuste ao dispositivo em que alguém o visita, para que pareça profissional e funcione corretamente em todos os dispositivos, incluindo laptops, smartphones e tablets.
Seja qual for o tema escolhido para o seu site BigCommerce, verifique se ele é responsivo . Hoje, existem muitas opções responsivas disponíveis. Se você personalizar seu tema ou criar um tema personalizado, priorize o design responsivo .
3. Mantenha seu design consistente e incorpore a marca
Use um design consistente em seu site que corresponda à sua marca e inclua elementos importantes da marca. Um design de marca consistente fará com que seu site pareça profissional e ajude os usuários a se sentirem confiantes de que estão no lugar certo, não importa onde estejam em seu site.
Seu design geral também deve corresponder à personalidade da sua marca. Por exemplo, se sua marca for de alta classe e elegante, você desejará um visual sofisticado e simples. Se sua marca é divertida e casual, você pode usar cores vivas e imagens atraentes e animadas.
Para um exemplo de incorporação da marca em seu design, veja como a Sierra Designs usa a cor de seu logotipo em sua oferta de frete grátis e seu novo rótulo de produto.
4. Adicione imagens e vídeos de alta qualidade
Adicionar imagens, gráficos e vídeos às suas páginas é uma excelente maneira de tornar suas páginas mais atraentes e envolventes. Na verdade, os usuários gastam 88% mais tempo em páginas que possuem vídeos. Os visuais são especialmente importantes quando se trata de páginas de produtos.
Inclua várias fotos do seu produto para que os compradores possam vê-lo de vários ângulos. Os vídeos são ótimos para mostrar seu produto em ação. Certifique-se de que os vídeos que você adiciona às suas páginas são de alta qualidade, para que eles tornem seu site mais profissional e visualmente atraente.
Opte por imagens e vídeos originais sempre que puder. Além disso, assegure-se de que os visuais escolhidos se encaixem na estética da sua marca.
5. Priorize a navegação fácil de usar
Quase 90% dos consumidores comprarão com um concorrente se tiverem uma experiência de usuário negativa . O design do seu site, especialmente sua navegação , desempenha um papel central na experiência do usuário de seus visitantes. Sua navegação é como os usuários percorrem seu site e, se não puderem fazê-lo facilmente, provavelmente acabarão frustrados e sairão sem fazer uma compra.
Crie categorias de menu amplas que sejam fáceis de ver em qualquer lugar do site e organize várias subcategorias nesses itens. Essa configuração ajuda os usuários a navegar rapidamente para os tipos de produtos de que precisam. No site da Awesome GTI, por exemplo, os visitantes podem comprar autopeças de carro no menu de navegação superior.
As barras de pesquisa também são extremamente importantes em sites de comércio eletrônico. Para os compradores que sabem exatamente o que querem, a função de pesquisa economiza muito tempo. Torne sua barra de pesquisa facilmente visível no menu superior.
A navegação fácil e rápida é fundamental durante o processo de checkout. Inclua o menor número de etapas possível no processo de finalização da compra e certifique-se de que os usuários saibam o que eles precisam fazer para concluir a compra.
6. Teste e refine seu design
Não pare de melhorar a aparência e a funcionalidade do seu site depois de criar seu design inicial! Em vez disso, use o teste A/B para determinar o que funciona melhor para o seu site e refiná-lo continuamente. O teste A/B envolve testar duas versões diferentes de uma página para ver qual tem o melhor desempenho.
Por exemplo, você pode criar dois títulos e ver qual deles mantém os usuários na página por mais tempo. Você também pode criar duas chamadas para ação (CTAs) para ver qual versão recebe mais cliques. Ao testar e refinar continuamente seus designs, você pode melhorar substancialmente o design da Web do BigCommerce e o desempenho do seu site ao longo do tempo.