O mapeamento de conteúdo é semelhante aos mapas mentais , mas é focado no conteúdo de um site. Isso ajudará você a explorar e visualizar seu conteúdo.
Mais especificamente, o mapeamento de conteúdo permite que você veja seu conteúdo em relação aos objetivos do seu cliente, os objetivos dos usuários do seu site e todos os outros conteúdos do seu site (bem como sites externos), permitindo identificar lacunas (e oportunidades) em sua estratégia de desenvolvimento de conteúdo.
Vamos nos concentrar na criação de mapas de conteúdo funcionais que possam ser usados (e compreendidos) por todos os envolvidos no desenvolvimento de um site.
Nota: O mapeamento de conteúdo pode levar a uma complicação excessiva! O mapeamento de conteúdo deve ser rápido e fácil (como uma sessão de brainstorming), mas quando você começa a se referir a parágrafos como “unidades de informação” e posts de blog como “blocos de conteúdo”, pode ser um sinal de que você está tornando o processo mais complexo do que precisa ser. Não estamos construindo um mapa do site, então tente manter sua cabeça acima do conceito de páginas da web e sites.
Você deve manter-se aberto a conteúdo externo (por exemplo, tweets) e sites.
Por que você deve criar mapas de conteúdo?
O objetivo principal da criação de mapas de conteúdo é ajudá-lo a iniciar o desenvolvimento de conteúdo com um forte foco nos objetivos do site e nos tipos de conteúdo que você precisa produzir. Abaixo estão alguns outros motivos pelos quais você deve criar mapas de conteúdo. Uma boa dica para criar conteúdos é comprar notebook i5 que são mais atuais, dessa forma você conseguirá atingir níveis melhores na produtividade dos vídeos e publicações.
O mapeamento de conteúdo ajuda nas decisões de tecnologia
Ao ter uma boa visão sobre a direção e os requisitos potenciais do conteúdo do site, podemos tomar decisões sábias no início sobre as tecnologias que usaremos e garantir que o sistema de gerenciamento de conteúdo escolhido atenda às necessidades de nosso conteúdo .
O mapeamento de conteúdo ajuda a criar uma visão compartilhada
Por meio de uma linguagem comum e uma visão compartilhada de como tudo funciona e se encaixa, você pode incentivar a colaboração e a geração de ideias adicionais entre os diferentes indivíduos, equipes e componentes envolvidos no processo de produção do site .
O mapeamento de conteúdo ajuda a identificar rapidamente lacunas e oportunidades
Ao ser capaz de visualizar seu conteúdo, você pode identificar lacunas que precisam ser preenchidas e oportunidades para conteúdo adicional.
O que você precisa para começar com mapeamento de conteúdo
Aqui estão algumas coisas que você precisa para tirar o máximo proveito do mapeamento de conteúdo:
- Uma compreensão das metas de negócios: isso inclui conhecer bem seus clientes e saber o que eles desejam obter do conteúdo do site.
- Uma compreensão dos usuários do site: você sabe de qual conteúdo os usuários do site precisam e por que eles acessam o site.
- Uma compreensão dos requisitos de conteúdo: Você conhece os requisitos e limitações (por exemplo, estilo, técnico, legal, etc.) do conteúdo que irá produzir.
Se você estiver trabalhando em um site existente ou em um projeto de redesenho de site, também seria sensato realizar uma auditoria de conteúdo (que discuto em um artigo sobre a incorporação de estratégia de conteúdo no processo de design da web ) para ter uma ideia de qual conteúdo já existe. Embora isso possa não ser uma experiência incrivelmente divertida, descobrir conteúdo que pode ser reaproveitado economizará muito tempo a longo prazo.