O teste de experiência do usuário (UX) é conhecido como o processo de testar diferentes áreas e elementos do seu site que afetam a visita de um usuário e determinar a melhor maneira de otimizar cada um para seu público. O teste de UX permite reunir as informações necessárias para criar um site que os usuários adoram.
Também permite identificar pontos fracos para que você possa melhorar seu site. Agora que você conhece a definição de teste de usabilidade, vamos ver por que isso é importante.
Por que o teste de experiência do usuário é importante?
O teste de experiência do usuário é vital para o seu negócio por dois grandes motivos:
O teste de experiência do usuário para sites ajuda você a criar uma impressão positiva da marca
Os usuários são rápidos em julgar sua empresa com base em sua experiência em seu site. Se você oferecer uma experiência de usuário ruim, seu público provavelmente sairá do seu site, o que significa que você perderá conversões. Sem mencionar, eles vão se lembrar da experiência ruim que tiveram e não se sentirão compelidos a voltar.
Aqui estão algumas estatísticas que mostram como a experiência do usuário ruim pode ter consequências negativas:
- 89% das pessoas compram com um concorrente após uma experiência de usuário ruim
- 79% das pessoas são menos propensas a comprar em um site após uma experiência negativa
- 53% dos usuários abandonarão uma página se ela demorar mais de três segundos para carregar
- 52% das pessoas são menos propensas a se envolver com uma empresa devido a uma experiência móvel ruim
Como você pode ver, a má experiência do usuário pode ter impactos duradouros no seu negócio. É menos provável que os usuários visitem seu site, permaneçam nele e comprem de sua empresa. O teste de UX, no entanto, pode corrigir esse problema.
Ao testar diferentes elementos do seu site, você pode otimizá-lo para criar uma experiência melhor para seus visitantes. Suas otimizações os levarão a ter uma experiência positiva do usuário, o que os levará a ter uma impressão positiva da sua marca.
O teste de experiência do usuário para sites ajuda a aumentar as vendas
Como sugerimos na seção anterior, o teste de experiência do usuário pode ajudá-lo a aumentar as vendas. Se você estiver testando continuamente seu site e reformulando-o para fornecer uma experiência melhor, seu público terá mais chances de comprar.
Como você pode ver, a maneira como os usuários experimentam seu site afeta fortemente a conversão de leads.
Uma experiência ruim do usuário levará a menos conversões, mas realizar testes de experiência do usuário e otimizar seu site permitirá que você aumente sua receita.