Um canal de distribuição é um caminho que um bem ou serviço percorre desde a produção até o consumidor. O canal de distribuição responde como sua empresa pode levar seu produto ao usuário.
Existem muitos intermediários diferentes em um canal de distribuição, incluindo o seguinte:
- Fabricantes
- Atacadistas
- Comerciantes
- Distribuidores / varejistas
- A Internet
Conhecer seu canal de distribuição – e as partes móveis dentro dele – pode ajudá-lo a rastrear estoque, verificar pedidos, estimar custos e prever tempos de envio. Você pode usar seu canal de distribuição para criar um fluxo suave do fabricante para o cliente.
Canais de distribuição indiretos vs. diretos
Existem muitas maneiras de levar seu produto aos clientes, mas os canais geralmente se enquadram nas categorias diretas ou indiretas.
Canais diretos
Canais diretos são quando o fabricante vende diretamente para o cliente. Não há intermediário entre produção e distribuição. Um exemplo seria uma empresa que fabrica e vende roupas para clientes em sua loja de varejo.
Canais indiretos
Os canais indiretos têm uma etapa extra, às vezes várias etapas, entre o fabricante e o consumidor. Um exemplo clássico de canal indireto é uma rede de supermercados. O supermercado compra ações de diferentes fabricantes e as vende para seus clientes.
Os canais de distribuição podem se tornar cada vez mais complexos e algumas empresas têm mais de um canal. Seus canais podem variar e evoluir de acordo com suas necessidades e crescimento.
Tipos de canais de distribuição indireta
Dentro da categoria de canais indiretos, existem alguns tipos de canais diferentes.
Um canal
No canal de um nível, um varejista comprará o produto do produtor e o venderá ao cliente. Este canal é comum para produtores que criam brinquedos, calçados, roupas, etc.
Dois canais
Em um sistema de dois canais, o fabricante vende para um atacadista que, então, fornece produtos para o varejista que chega ao cliente final. Os produtos devem ser duráveis para passar por várias rodadas de envio antes de chegarem ao cliente.
Três canais
Os sistemas de três canais são os mais complexos. Os produtores vendem para um agente, que depois vende para um atacadista, seguido pelo varejista e depois para o cliente.
Os agentes podem ser úteis ao vender produtos para uma área específica ou quando você trabalha com vários atacadistas.
A Internet e os canais de distribuição
A Internet e os sites de comércio eletrônico impactaram significativamente os canais de distribuição. Os fabricantes podem usar sites como a Amazon para vender diretamente aos clientes. Você também pode usar ferramentas como Uber ou Instacart para entregar mercadorias aos clientes, o que sai dos canais indiretos e diretos.
Com o aumento do comércio eletrônico , também existem diferentes estratégias de canais de marketing para revisão e tradução de textos e outros ramos. Muitas empresas usam um canal online junto com seus canais de varejo padrão.
Que fatores influenciam os canais de distribuição?
Existem algumas considerações que afetam qual canal você deve usar. Considere os seguintes fatores ao escolher um canal:
- Tipo de produto: seu canal deve manter seu produto em excelentes condições até chegar ao seu cliente. Se você tem um produto perecível, não gostaria de usar um sistema de três canais, pois existem muitas paradas entre a produção e o usuário.
- Características do mercado: Preste atenção no que outras empresas do seu setor estão fazendo. Se a maioria de seus concorrentes usa um canal, você pode analisar se essa é a melhor opção ou se há uma nova distribuição de canais que lhe dê uma vantagem única.
Intermediário: Dependendo do seu orçamento e das quantidades de pedidos, um intermediário pode ajudar a distribuir seus pedidos. Se você costuma vender a granel, pode pular esta etapa. No entanto, se você lidar com vários pedidos pequenos, um mediador pode ajudar a organizá-los.