Os aplicativos para dispositivos móveis ajudam a fornecer outro canal para incentivar os clientes em potencial a se envolverem com sua empresa. Cada nova informação que você aprende sobre seu público por meio de dados oferece uma melhor compreensão do valor do seu aplicativo com base no tamanho do público e no número de downloads.
Existem três razões principais pelas quais as análises são cruciais para ajudar você a melhorar o aplicativo da sua empresa:
- Estratégias de dados: à medida que você acumula dados, pode descobrir insights que o ajudarão a identificar estratégias específicas para sua próxima campanha.
- Estratégias demográficas: a análise de aplicativos permite segmentar seu público para segmentá-lo com estratégias personalizadas.
- Gerenciamento de metas: a análise de aplicativos móveis ajuda você a entender quais plataformas ajudarão sua marca a alcançar o maior sucesso. Use essas informações para impulsionar os canais fracos e dar mais ênfase ao canal mais forte para incentivar mais instalações e engajamento do aplicativo.
Análise de aplicativos móveis: 4 áreas para analisar
É vital rastrear seu público e como eles interagem com seu aplicativo. Com a análise de aplicativos móveis, você pode analisar seus dados e coletar interpretações que ajudam a informar suas decisões de marketing no futuro.
Aqui estão quatro áreas principais a serem analisadas para determinar o sucesso e as áreas de melhoria do seu aplicativo móvel:
1. Instalações
É fundamental usar uma ferramenta como o Google Analytics for Mobile Apps para rastrear as instalações e as origens das instalações. Seus downloads são talvez o método mais importante para acompanhar seu crescimento ao longo do tempo.
As instalações também podem revelar se seu aplicativo atinge o pico em determinadas épocas. Por exemplo, um aplicativo de instruções sobre a natureza pode receber o maior número de downloads durante o outono nos estados da Nova Inglaterra, mas também relatar o maior número de downloads de turistas no Havaí durante o verão.
O momento das instalações pode revelar muito sobre seu público e negócios. Você pode ver quando as pessoas estão mais propensas a baixar seu aplicativo e usar essas informações para ampliar seu marketing durante essas épocas do ano.
2. Uso e retenção de aplicativos
As métricas de retenção mostram com que frequência os usuários passam tempo no seu aplicativo. Os profissionais de marketing calculam a métrica de retenção dividindo o número de usuários diários do aplicativo pelo número total de usuários no grupo sob monitoramento.
O oposto da métrica de retenção é a taxa de cancelamento , que se baseia no número de usuários que não retornam ao aplicativo.
Essas métricas são um trampolim para analisar a métrica de vida útil do usuário. A vida útil do usuário calcula o número médio de dias em que um usuário do grupo original interagiu com seu aplicativo no total.
Com a análise de aplicativos para dispositivos móveis, você pode ver com que frequência as pessoas continuam interagindo com seu aplicativo. Ele lhe dá uma ótima ideia de onde você precisa fazer melhorias com seu aplicativo para aumentar a retenção e o engajamento.
3. Receita
Se você deseja fazer a análise de aplicativos para dispositivos móveis corretamente, precisa analisar sua receita. Você pode fazer isso analisando o valor da vida útil do cliente (CLV) . O CLV calcula quanta receita um determinado usuário gera ao longo da vida para que os profissionais de marketing possam verificar o retorno do investimento (ROI) .
O termo “vida” refere-se ao tempo que o cliente passa com a empresa usando o aplicativo. Ferramentas online como a calculadora WebFX CLV podem ajudá-lo a determinar suas métricas com facilidade.
Outra métrica de receita vital é a receita média por usuário (ARPU). O profissional de marketing calcula essa métrica dividindo a receita total por usuário pelo tempo de vida do usuário.
A métrica do custo de aquisição do cliente (CAC) divide o custo total de marketing pelo número total de downloads de aplicativos em um determinado período. Se o custo de aquisição do usuário for menor que o LTV, seu aplicativo será lucrativo.
4. Análise de coorte
O objetivo da análise de coorte é identificar qual canal de publicidade leva a mais downloads. A análise de coorte pega um grande grupo de usuários e os divide em segmentos, ou coortes, com base em características específicas durante um período de tempo.
Os profissionais de marketing geralmente baseiam coortes em dados demográficos, como dispositivo, origem do canal, país de origem e muito mais.
A análise de coorte ajuda os profissionais de marketing a analisar as métricas com mais precisão. Por exemplo, um aplicativo de nutrição dietética não gostaria de comparar um público tentando perder peso com atletas que buscam maximizar suas proteínas e carboidratos.
Ambos os públicos têm preferências diferentes e vêm de origens distintas. Uma vez que esses grupos estão em coortes, o profissional de marketing pode avaliar e interpretar seu engajamento separadamente e com mais precisão.