Alguns fatores podem determinar se sua empresa pode se beneficiar do uso de um serviço de telefonia VoIP. Aqui estão alguns pontos de partida:
- Que tipo de chamadas você faz? Você faz ligações interurbanas ou internacionais regularmente? Suas chamadas precisam ser criptografadas? Você precisará ligar para usuários de telefones fixos que não usam um provedor de VoIP?
- Com que frequência você recebe ou faz ligações? Você recebe muitas ligações ou as ligações são mais ocasionais?
- Você precisa de outros benefícios e recursos? Você precisa de integração de CRM, a opção de enviar documentos por fax ou precisa de vários números de telefone para muitos membros da equipe?
Quais são os prós e contras de usar um telefone VoIP?
Conhecer os prós e os contras também pode orientar sua decisão final. Aqui, vamos discutir algumas vantagens e desvantagens potenciais.
Vantagens
- Baixo custo em comparação com telefones fixos tradicionais.
- Você pode integrar recursos de escritório, como encaminhamento de chamadas, triagem, identificação de chamadas, etc.
- Contanto que você tenha uma conexão com a Internet, você pode usar seu telefone VoIP.
- Não há necessidade de fornecedores de hardware ou instalação.
- Você tem a opção de recursos como qualidade de serviço (QoS), que prioriza a chamada sobre outros tráfegos de dados em sua conexão com a Internet.
Desvantagens
- Quedas de energia interromperão o serviço.
- A banda larga afeta diretamente a qualidade da sua chamada se você não usar QoS.
- Uma conexão de Internet ruim pode afetar a qualidade da chamada.
- Os dados podem ser interceptados à medida que viajam pela Internet, portanto, a criptografia é necessária para as empresas que lidam com informações confidenciais.
Como escolho um provedor de serviços VoIP?
Existem muitos provedores de serviços VoIP que oferecem muitos benefícios e recursos para chamar sua atenção. Então, como você determina o que é certo para você e sua empresa?
Aqui estão alguns ótimos pontos de partida:
- Preço: Cada provedor de serviços VoIP oferecerá uma variedade de pacotes de serviços. Compare e contraste os preços de diferentes fornecedores, garantindo que o pacote tenha tudo o que você precisa.
- Recursos: Seu pacote deve integrar toda a gama de recursos necessários para as operações diárias, incluindo envio de documentos por fax, integração com seu CRM e encaminhamento de chamadas entre os membros da equipe.
- Atendimento ao cliente: Se as chamadas caírem, as mensagens desaparecerem ou algo não estiver funcionando corretamente, ter um representante em espera para solucionar problemas pode fazer toda a diferença quando você estiver esperando uma ligação importante.
Posso usar um telefone físico com um provedor de VoIP?
Você pode usar um telefone físico, mas não é necessário. Essa é a beleza de usar um serviço de telefone VoIP, é versátil. Você pode usar a interface do softphone do aplicativo, conectar um telefone físico ao roteador do seu computador ou até mesmo conectar seu número de telefone VoIP aos seus dispositivos inteligentes, para poder fazer chamadas em qualquer lugar.
A maioria dos provedores de VoIP usará uma integração de softphone na tela que você pode usar para discar chamadas de saída. Basta emparelhar o softphone com um fone de ouvido e um microfone e pronto.
Se preferir segurar um telefone na mão, você pode usar uma ferramenta Analog Telephone Adapter (ATA) para conectar um telefone ao seu roteador de Internet.