E-Commerce ou Comércio online significa compra e venda de produtos ou serviços pela internet. Também é conhecido como comércio na Internet. Estes serviços prestados online através da rede de internet. Transações de dinheiro, fundos e dados também são consideradas como E-commerce.
O e-commerce pode ser classificado em quatro categorias principais. A base para essa classificação simples são as partes envolvidas nas transações. Assim, os quatro modelos básicos de comercio on-line são os seguintes:
Empresa a Empresa
Trata-se de transações Business. As empresas estão fazendo negócios entre si. O consumidor final não está envolvido. Assim, as transações online envolvem apenas os fabricantes, atacadistas, varejistas etc.
Empresa para Consumidor
Empresa para Consumidor. Aqui a empresa venderá seus produtos e/ou serviços diretamente ao consumidor. O consumidor pode navegar em seus sites e ver produtos, fotos, ler comentários, a empresa fica no plataforma de estoque gratis para manter contato direto com o consumidor caso gere vendas ou o “carrinho for abandonado” na loja virtual. Em seguida, eles fazem seu pedido e a empresa envia as mercadorias diretamente para eles.
Consumidor para Consumidor
Consumidor a consumidor, onde os consumidores estão em contato direto entre si. Nenhuma empresa está envolvida. Ele ajuda as pessoas a vender seus bens e ativos pessoais diretamente a uma parte interessada.
Vantagens do e-commerce
O comércio eletrônico reduzirá substancialmente o custo de transação. Elimina muitos custos fixos de manutenção de lojas físicas. Isso permite que as empresas tenham uma margem de lucro muito maior.
Ele fornece entrega rápida de mercadorias com muito pouco esforço por parte do cliente, sem importar se a empresa vende fone de ouvido bluetooth ou roupas online. As reclamações dos clientes também são tratadas rapidamente. Também economiza tempo, energia e esforço tanto para os consumidores quanto para a empresa.
Outra grande vantagem é a comodidade que oferece. Um cliente pode fazer compras 24×7. O site é funcional o tempo todo, não tem horário de trabalho como uma loja.
O e-commerce também permite que o cliente e a empresa estejam em contato direto, sem intermediários. Isso permite uma comunicação e transações rápidas. Também dá um toque pessoal valioso.
E-commerce significa que os vendedores têm que dar ao consumidor todos os detalhes do produto. Essa revelação de informações pode tornar a empresa vulnerável diante de seus concorrentes, que podem usar essas informações a seu favor.