Ofereça algo que só você pode
Oferecer algo único é o que torna um resort cinco estrelas (e um site) memorável. Lembra daquela piscina infinita? Ou aquele restaurante que oferecia pratos de sushi ilimitados enquanto você era alimentado com uvas pelo cacho?
Da mesma forma que você se lembra de todas as suas partes favoritas de um resort, os usuários se lembram de suas coisas favoritas sobre alguns sites. O objetivo de criar um site é estabelecer uma vitrine online, fornecer um local para você informar os usuários com conteúdo e construir sua marca. Dependendo da finalidade do seu site, você pode adotar uma ou todas as três metas.
Independentemente do que você deseja realizar com seu site, uma das melhores maneiras de fazer isso é fornecer algo único. Aqui estão alguns lugares em seu site que oferecem a oportunidade de surpreender os visitantes com elementos exclusivos:
- Animações, infográficos e vídeos exclusivos
- Seu blog
- Seus módulos de preços
- Suas páginas de produtos
- Ferramentas proprietárias e gratuitas
- Um novo design de site
- Fontes decorativas
- Página “Sobre mim/nós”
Não há limite para o quão criativo você pode ser com seu site – e se você precisar de ajuda para dar vida ao seu design personalizado, sugerimos a contratação de uma agência profissional de web design e desenvolvimento.
Item de ação de auditoria do site UX: faça um balanço do seu site e certifique-se de oferecer pelo menos um elemento ultra-exclusivo. Caso contrário, faça uma lista de possíveis atualizações que tornariam seu site mais exclusivo.
Veja seus números
Semelhante à maneira como os resorts usam os números de vendas para garantir que estejam no caminho certo, você deve fazer o mesmo com seu site. Durante uma auditoria de site UX, um dos itens de ação mais críticos é se aprofundar nas análises do seu site. Você pode usar uma ferramenta como o Google Analytics para ajudar.
Você vai querer analisar métricas como:
- Tráfego orgânico: Tráfego que encontra seu site nos mecanismos de pesquisa
- Tempo na página: quanto tempo um usuário passa em uma única página
- Taxa de rejeição: porcentagem de visitantes do site que saem do site depois de visualizar apenas uma página
- Tempo de permanência: quanto tempo um usuário passa olhando para uma página depois de clicar no link nas SERPs
Esses números podem lhe dar uma ideia completa de áreas que podem precisar de algum trabalho em seu site. Por exemplo, se o seu tráfego orgânico estiver baixo, é um sinal de que você provavelmente precisa optar por serviços de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Ainda assim, seu site também pode se beneficiar de uma auditoria profissional do site UX.
Por outro lado, se sua taxa de rejeição for excepcionalmente alta, deve ser uma bandeira vermelha dar uma boa olhada nas páginas do seu site para garantir que você não esteja sobrecarregando os clientes e fornecendo a eles as informações que eles esperam. Se você mergulhou no Google Analytics para verificar as métricas do seu site, mas não tem certeza de como interpretá-las, profissionais podem ajudar com nossos serviços de consultoria do Google Analytics !
Item de ação de auditoria do site UX: audite o desempenho do seu site mensalmente para determinar o que você está fazendo certo e o que precisa ajustar. Ou contrate uma agência de marketing digital para fazer isso por você!